O que é Varicocele e Infertilidade Masculina

Varicocele e Infertilidade Masculina

A varicocele corresponde à dilatação anormal das veias que drena os testículos. Ela está presente em aproximadamente 15% da população em geral (incluindo adolescentes e adultos), porém sua incidência está aumentada em homens com infertilidade, ao redor de 35% a 40% dos casos. Isso mostra a importância da presença de varicocele como causa de infertilidade masculina.

Inúmeros estudos verificaram que a varicocele leva ao declínio progressivo da espermatogênese (processo de formação e maturação dos espermatozóides), e a redução do volume testicular.

Observa-se, no espermograma, diminuição no número de espermatozóides, de sua motilidade (movimentação) e de sua forma. Após tratamento cirúrgico observa-se melhora desses padrões em aproximadamente 80% dos casos.

As taxas de gravidez espontânea após o tratamento cirúrgico atingem 30% a 40% dos casais no primeiro ano após a cirurgia. Desta forma ao se deparar com casais com fertilidade, cujo parceiro apresenta varicocele, deve-se considerar inicialmente a correção cirúrgica da patologia.

O paciente nota a presença de veias dilatadas e tortuosas na bolsa escrotal ou mesmo apresenta desconforto ou dor no lado afetado. As veias aumentam de calibre com o esforço físico. A varicocele pode também ser indolor ou ser achada acidentalmente, durante investigação médica. Em geral, a presença de varicocele é mais frequente à esquerda (70% dos casos) e bilateralmente em aproximadamente 15% dos pacientes.

O diagnóstico é clínico, por meio da visualização e/ou palpação dos vasos dilatados junto ao testículo. A manobra de Valsalva (fazer força para aumentar a pressão abdominal), em geral, facilita a visibilização e palpação das veias dilatadas. De acordo com o grau de desenvolvimento, as varicoceles (varizes) são classificadas em: - Grau I (pequenas): aquelas que são palpáveis apenas com a manobra de Valsalva. - Grau II (moderadas): palpáveis facilmente sem esta manobra. - Grau III (grandes): detectadas visualmente e palpadas com facilidade. Nos casos duvidosos, para confirmação, podem ser utilizados exames complementares. Dentre estes se destaca a ultra-sonografia com doppler. O ultra-som é colocado no cordão espermático e solicitado ao paciente para fazer esforço. Um ruído característico (refluxo venoso) é audível e associado ao Doppler colorido produz imagem que caracteriza o refluxo do sangue nos casos de varicocele.

O tratamento da varicocele é a correção cirúrgica (ligadura das veias dilatadas). É indicada geralmente para os pacientes com infertilidade; a dor local também pode ser um fator de indicação, assim como o aspecto estético. Em crianças e adolescentes, de maneira geral, indica-se a correção cirúrgica quando houver assimetria testicular significativa (diferença no tamanho dos testículos) ou parada do crescimento testicular. Há várias técnicas cirúrgicas, sendo a de eleição e a mais moderna a técnica subinguinal microcirúrgica (utilização de microscópio).
Portanto, a varicocele é uma doença benigna e de fácil tratamento quando diagnosticada precocemente.
Procure sempre um urologista para ser avaliado por um especialista e tirar suas dúvidas.


*Dr. Marco Antônio Salgueiro Júnior e Dr. Clayton Lagoa Bellei (Urologistas).

Nenhum comentário: